Os índios poderão conquistar o direito de registrar, na certidão de nascimento, os prenomes escolhidos em função de sua etnia, cultura ou costumes. Essa possibilidade está sendo aberta por projeto de lei (PLS 3/10) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (12).
Leia mais...A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (12) projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que estabelece a obrigatoriedade de os cartórios respeitarem os prenomes escolhidos pelos indígenas no momento do registro das crianças. O projeto retira dos oficiais de cartório, neste caso, o direito que eles têm por lei de se recusarem a registrar uma criança com nome que considere vexatório ou com risco de expor o portador ao ridículo no futuro.
Leia mais...Os rendimentos auferidos pelos tabeliães e notários serão tributados mensalmente, sujeitando-se ao recolhimento do carnê-leão na forma da legislação em vigor.
Leia mais...Em reunião realizada dia 5 último na sede da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), foi entregue ao presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPEB-BR) correspondência na qual a FEBRABAN reitera solicitação ao Instituto para padronização nacional das atividades realizadas pelas CRAS, de acordo com os termos estabelecidos no documento cujo texto pode ser consultado no documento em anexo. De acordo com o documento, a FEBRABAN propõe que os bancos centralizem a remessa dos documentos para protesto em uma única base de dados nacional (CRA-BR), administrada pelo IEPTB-BR e situada na cidade de São Paulo.
Leia mais...30 Disponibilização: Segunda-feira, 10 de Junho 2013 / Edição Nº 5.095
EXTRA DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO-RS
Uma reunião na Corregedoria Geral de Justiça vai debater com todos os registradores de imóveis da Capital e do interior a regularização fundiária na Paraíba. O encontro de trabalho está marcado para próximo dia 14, no auditório do Complexo Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba, no Altiplano, e o principal assunto da pauta será a gratuidade da primeira escritura de imóveis para famílias de baixa renda.
Leia mais...