Foi assim que a medida provisória 2.200-2, editada em
agosto de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP
Brasil
Os avanços tecnológicos e a popularização da internet ao
longo dos anos culminaram na modernização do arcabouço legislativo, com a
regulamentação da assinatura eletrônica e seus mecanismos de autenticidade,
integridade e validade jurídica.
Foi assim que a medida provisória 2.200-2, editada em agosto de 2001, instituiu a
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, organização ligada
ao ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, autarquia com sede na
Capital Federal, que assegura autenticidade da assinatura digital. Melhor
explicando:
As diversas Infraestruturas de Chaves Públicas existentes
hoje no mundo conseguem assegurar a autenticidade de assinaturas digitais
utilizadas atualmente na rede mundial de computadores de modo a possibilitar,
com elevadíssimo grau de segurança, de que um usuário de email por exemplo seja
realmente o emissor da mensagem e de que o receptor seja realmente quem ele diz
ser.
No caso brasileiro a ICP-Brasil se caracteriza pela presença
de um sistema hierárquico ou vertical, onde há a presença de uma AC-raiz (papel
realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), que
credencia e audita as ACs pertencentes ao sistema.
(fonte: Clique aqui,
03.05.20)
Com a edição da medida provisória acima citada, portanto,
passou a existir a figura jurídica do documento eletrônico, cuja validade e
autenticidade fica assegurada através das diversas Infraestruturas de Chaves
Públicas, atribuíveis a uma assinatura eletrônica identificável e confirmável -
a “assinatura digital”, mediante o uso de Certificado Digital.
Portanto, tivemos a criação de uma nova modalidade de
assinatura, que é gênero da qual a “assinatura digital” com o uso de
Certificado Digital é espécie.
Importante citar que a medida provisória
MP 2.200-2 que representou grande passo para a modernização das
operações interpessoais e empresariais, permanece em vigor até os dias atuais,
pois foi promulgada antes da emenda constitucional 32, que determina prazo para
conversão de medida provisória em lei, sob pena de perda de eficácia.
Mas afinal o que é o Certificado Digital?
A Certificação Digital é uma tecnologia que usa mecanismos
de segurança no intuito de garantir a autenticidade de uma assinatura
eletrônica. No centro dessa Certificação está o Certificado Digital, arquivo
eletrônico que fica armazenado em uma mídia digital — que pode ser um cartão
(chamado smart card) ou um token (similar a um pen drive). Esse arquivo contém
o nome do usuário, uma chave pública (código usado para validar a assinatura
realizada) e uma chave privada (de conhecimento exclusivo do proprietário,
usada para cifrar o documento e garantir a autenticidade da assinatura). O
cruzamento desses dados atua na forma de uma assinatura digital com validade
jurídica para todos os fins, garantindo autenticidade, confidencialidade,
integridade e não repúdio.
(fonte: Clique
aqui, 03.05.20)
A cronologia do documento eletrônico no sistema registral
O Sistema Registral Brasileiro regulado pela Lei de Registro
Públicos (“LRP”), lei 6.015/73, é composto por vários princípios norteadores da
boa prática registral. Dentre eles, o princípio da “legalidade” tem a
finalidade de controle formal dos títulos registrados, impedindo o ingresso de
documentos inválidos, que não cumpram os requisitos legais. Conforme nos ensina
o Ilustre Dr. Flauzilino dos Santos:
A noção do princípio da legalidade, no Registro de Imóveis,
diz respeito ao comportamento do Registrador, ao permitir o acesso ao álbum
registral apenas para os títulos juridicamente válidos para esse fim e que
reúnam os requisitos legais para sua registrabilidade e a conseqüente
interdição provisória daqueles que carecem de aditamentos ou retificações e
definitiva, daqueles que possuem defeitos insanáveis.
Essa subordinação a pautas legais previamente fixadas para
manifestação de condutas que criem, modifiquem ou extingam situações
juridicamente postas não é exclusiva da temática registral, mas resulta da
própria aspiração humana por estabilidade, confiança, paz e certeza de que todo
o comportamento para obtenção de um resultado regulamentado para a hipótese
terá a legalidade como filtro, vetor e limite. Em matéria registral, na medida
em que essa confrontação é praticada pelo Registrador, exsurge daí um juízo de
aprovação ou de desqualificação do negócio jurídico que trafega com destino ao álbum
registral em perseguição da publicidade erga omnes, decorrente de sua inscrição
(...).
(fonte: Clique aqui, 06.05.20)
A cronologia do avanço tecnológico dentro do Sistema
Registral iniciou-se com a lei 11.977/09, instituindo, após 8 anos da edição da
MP 2.002/01, o sistema de registro eletrônico, dispondo:
Art. 38 – Os documentos eletrônicos apresentados aos
serviços de registros públicos ou por eles expedidos deverão atender aos
requisitos da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP e à
arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico),
conforme regulamento.
Parágrafo único. Os serviços de registros públicos
disponibilizarão serviços de recepção de títulos e de fornecimento de
informações e certidões em meio eletrônico”.
Ainda, a lei 11.977/09 alterou a legislação de Registros
Públicos para incluir expressamente o acesso ou envio de informações aos
Registros Públicos por meio eletrônico, mediante o uso da assinatura digital
(art.17, § único), e ao mesmo tempo determinou que os atos registrais
praticados a partir de sua vigência seriam inseridos no sistema de registro
eletrônico no prazo de até 5 (cinco) anos da data em vigor daquela lei:
Art. 17. Qualquer pessoa pode requerer certidão do registro
sem informar ao oficial ou ao funcionário o motivo ou interesse do pedido.
Parágrafo único. O acesso ou envio de informações aos
registros públicos, quando forem realizados por meio da rede mundial de
computadores (internet) deverão ser assinados com uso de certificado digital,
que atenderá os requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira -
ICP.
A Lei da Liberdade Econômica (lei 13.874, de 2019), por sua
vez, também trouxe alteração na Lei de Registro Públicos ao dispor:
Art. 1º Os serviços concernentes aos Registros Públicos,
estabelecidos pela legislação civil para autenticidade, segurança e eficácia
dos atos jurídicos, ficam sujeitos ao regime estabelecido nesta
Lei. (....) §3º Os registros poderão ser escriturados,
publicitados e conservados em meio eletrônico, obedecidos os padrões
tecnológicos estabelecidos em Regulamento.
Além da lei anteriormente citada, vários provimentos
editados pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça - regulamentaram o uso do
documento eletrônico. O primeiro deles foi o de número 47/15, normatizando o
intercâmbio de documentos eletrônicos e informações entre os Ofícios de
Registro de Imóveis, Poder Judiciário, Administração Pública e público em
geral, tendo estabelecido em seu artigo 3°, § 2, a criação das Centrais de
Serviços Eletrônicos compartilhados, em cada um dos Estados e no Distrito
Federal.
Procedimentos antes presenciais foram facilitados com o
surgimento dos processos judiciais e extrajudiciais eletrônicos, como dito
anteriormente. Foi a resposta natural para a demanda de informatização da
sociedade, culminando na modernização do Poder Judiciário e demais órgãos da
Administração Pública.
Com o Provimento 89, de 18 de dezembro de 2019 do CNJ,
regulamentou-se o Código Nacional de Matrículas – CNM, o Sistema de Registro
Eletrônico de Imóveis – SREI, o Serviço de Atendimento Compartilhado – SAEC, o
acesso da Administração Federal às informações do SREI e diretrizes para o
estatuto do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico – ONR, assim
definido:
O ONR será responsável por implementar e operar, em âmbito
nacional, o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), na forma do
artigo 76 da Lei 13.465/2017, mediante integração das unidades registrais
brasileiras. O operador será constituído como uma pessoa jurídica de direito
privado, sem fins lucrativos, sob a forma de serviço social autônomo. Sua sede
e foro serão na cidade de Brasília, mas poderão ser abertos escritórios,
filiais, agências e representações em todo país.
(fonte: Clique aqui, 03.05.20)
Já os provimentos 94/20 e 95/20 CNJ estabeleceram regras e
diretrizes de utilização do documento eletrônico no sistema registral
brasileiro em época da pandemia do covid-19, do qual abordaremos adiante.
É válido lembrar que a nossa realidade antes da pandemia já
não existe mais. Foi necessário apressar a modernização para o Registro de Imóveis
adequar-se às prerrogativas desse momento singular, e não congelar suas
atividades diárias e essenciais para quem delas depende. Portanto, a LRP (Lei
de Registros Públicos) rendeu-se à modernização e registro de documentos no
formato eletrônico, representando um marco para o ingresso à era digital e
agilidade na prestação dos serviços registrais.
No que tange as normas locais, a Corregedoria do Estado de
São Paulo previu, no artigo 366, os requisitos para utilização dos documentos
eletrônicos:
Art. 366. Os documentos eletrônicos apresentados aos
serviços de registro de imóveis deverão atender aos requisitos da
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e à arquitetura
e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) e serão gerados,
preferencialmente, no padrão XML (Extensible Markup Language), padrão primário
de intercâmbio de dados com usuários públicos ou privados Cap. – XX 516 e PDF/A
(Portable Document Format/Archive), ou outros padrões atuais compatíveis com a
Central de Registro de Imóveis e autorizados pela Corregedoria Geral da Justiça
de São Paulo.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui
Fonte: Migalhas