O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul, Dr. Danilo Alceu Kunzler, participou na última quarta-feira, dia 22 de março, em Brasília, da cerimônia e jantar de posse do ministro Dr. Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF).
Estiveram nos dois eventos ainda o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Dr. Rogério Portugal Bacellar; o vice-presidente da Anoreg/BR e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), Dr. Cláudio Marçal Freire; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB), Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Dr. Leonardo Munari de Lima; o presidente da Academia Notarial Brasileira (ANB), Dr. Ubiratan Guimarães; a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) e vice-presidente do CNB, Dra. Emanuelle Perrotta; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), Dr. Andrey Guimarães Duarte; o vice-presidente do CNB, Dr. Filipe Andrade Lima; o presidente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraná (IEPTB-PR), Dr. João Norberto; os notários Dr. Eduardo Calais (MG), Dr. Hércules Alexandre da Costa Benício (DF) e Dra. Daisy Erhardt (SC), e as registradoras civis, Dra. Marlene Marchiori e Dra. Karine Boselli.
O grupo participou da solenidade de posse em seguida do jantar oferecidos pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em homenagem ao novo ministro. O encontro teve a participação de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, além dos ministros do STF Dr. Ricardo Lewandowski, Dr. Dias Toffoli, Dr. Marco Aurélio Mello, Dr. Gilmar Mendes e Dr. Luiz Eduardo Barroso.
O novo ministro tem 48 anos e poderá permanecer no tribunal até 2043, quando completará 75 anos – idade-limite para a atuação dos magistrados da Corte. Além da cadeira de Teori, o novo ministro herdará os cerca de 7,5 mil processos que estavam sob responsabilidade do magistrado.
O Dr. Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP/1990), onde obteve doutorado em Direito do Estado e livre-docência em Direito Constitucional. É professor associado da Faculdade de Direito da USP e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No biênio 2005-2007 foi nomeado para a primeira composição do Conselho Nacional de Justiça.