Notícias

18/04/2016 - Participação intensa dos mais de 300 inscritos e presença do governador José Ivo Sartori foram os destaques do X Encontro Notarial e Registral, em Canela

Mais de 300 inscritos que tiveram participação intensa, com o auditório sempre lotado. Esta foi o principal destaque do X Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, realizado sexta 15 e sábado 16 de abril, na cidade de Canela.
A atualidade dos temas com certeza foi ponto chave para o sucesso do encontro anual das duas entidades. Nos dois dias do evento, foram discutidos temas como “A atuação de notários e registradores e sua identidade corporativa”, “O direito material e o usucapião extrajudicial”, “Mediação nos serviços notariais e registrais”, “Redesim, integração dos RCPJ com a Receita Federal”, “Ética notarial e registral”, e “As alterações do novo CPC na atividade do tabelionato de protestos”. Além destes temas, houve dois painéis de notícias, com informações sobre o andamento de temas de interesse das duas classes, como projetos que tramitam no Legislativo e Lei de Emolumentos.
O destaque da sexta-feira foi a presença do governador José Ivo Sartori na cerimônia e no coquetel de abertura do encontro. Muito acessível, o governador fez questão de salientar sua admiração pelas duas profissões.
O governador disse em seu discurso que “o papel que notários e registradores realizam é de extrema importância na esfera social”. Lembrou que “são profissionais cujo trabalho garante o direito das famílias e dos indivíduos, ao assegurar a validade dos contratos e dos compromissos que estão na base na nossa sociedade”. Na continuação, o governador salientou: “Não nos esqueçamos nunca que uma sociedade bem organizada repousa necessariamente na confiança entre os cidadãos. Sem confiança mútua, a vida social se desorganiza. Ao garantir a idoneidade dos contratos e compromissos, vocês fortalecem a confiança dos cidadãos entre si”.
Na manhã de sábado, o destaque foi o mestre em Ciência Política, advogado e jornalista Clovis de Barros Filho, um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Ele falou sobre ética, fazendo um apanhado sobre o significado de moral e de ética, e a importância de a sociedade brasileira entender estes significados para promover a mudança que vai gerar a paz social. Em uma hora e meia de palestra, com o auditório lotado, o palestrante que faz sucesso em toda a América Latina, fez a plateia oscilar entre as gargalhadas e as lágrimas, levando todos a uma reflexão sobre a vida e a participação na sociedade.
Como sempre acontece, o final do encontro foi marcado pelo tradicional “Pinga Fogo”, que encerrou depois das 19h de sábado.
As palestras do encontro estão disponibilizadas no site do Colégio Notarial na área restrita (www.colegionotarialrs.org.br).
{gallery}Simposio{/gallery}