É preciso se reinventar. Este foi o centro do debate que aconteceu no painel “O papel dos sindicatos, das federações e das confederações no sistema econômico brasileiro”, organizado pelo Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis) e realizado durante o segundo e último dia do XI Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, neste sábado (29), em Porto Alegre.
Diante da possibilidade de aprovação do fim da contribuição sindical compulsória, uma das mudanças propostas pela Reforma Trabalhista, os participantes do painel debateram sobre o caminho que os sindicatos devem seguir para se tornarem cada vez mais atuantes e representativos junto à categoria.
“Sindicato é trabalhador. São entidades criadas com o fim de representar os interesses da classe. E a grande questão que temos de discutir neste momento, na atual conjuntura, é: como as entidades sindicais vão sobreviver daqui para a frente?”, ponderou o consultor negocial e sindical da Federação Brasileira dos Notários e Registradores (Febranor), Biratã Giacomoni.
Para a debatedora Patrícia Mânica Ortiz, advogada do sistema FIERGS, o caminho é a modernização. “Não podemos mais pensar os sindicatos como antigamente, como vêm sendo até agora. É preciso agregar, é preciso ser mais, trazer novidades, benefícios e apoio para a sua categoria”, defendeu a advogada.
Sindiregis, o sindicato do futuro no presente
Nas palavras da advogada Patrícia, o sindicato do futuro deve ser cada vez mais atuante, com maior representatividade junto à categoria e forte atuação em conjunto com as instituições. E é este o momento que o Sindiregis está vivendo.
O presidente Carlos Fernando Reis, um dos moderadores do painel, ressaltou a modernização pela qual o sindicato vem passando, através de um modelo de gestão pioneiro que está sendo implementado desde 2016. “Nosso compromisso é fortalecer a representatividade junto à categoria, governo, instituições e sociedade. Com o Branding, o Sindiregis caminha para um novo momento e abraça a modernidade, potencializando os valores que o trouxeram até aqui.”
Branding
O modelo de gestão corporativa Branding consiste em ancorar a gestão na Marca Institucional. A metodologia está sendo implementada junto ao corpo diretivo e colaboradores, além de estar sendo levada aos associados através de um projeto de capacitação que irá percorrer, até novembro, 10 cidades-sede do estado.
“O objetivo dessas iniciativas é proporcionar aos registradores uma profissionalização para que os cartórios atuem, cada vez mais, com total eficiência, precisão, qualidade e organização”, reiterou o presidente do Sindiregis. Conforme Carlos Fernando Reis, a profissionalização do Sindicato está trazendo à entidade um grande acréscimo em gerência, eficiência e visibilidade de mercado. É o Sindiregis sendo exemplo de sindicato do futuro: forte, atuante e estratégico em prol da categoria!
XI Encontro Notarial e Registral
O XI Encontro Notarial e Registral encerrou na tarde deste sábado (29) e foi uma realização do Colégio Notarial do Brasil – Seção RS, Colégio Registral do RS e Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul - IEPRO, apoiados pelas entidades notariais e registrais do Rio Grande do Sul, entre elas o Sindiregis, um dos patrocinadores do evento.
O encontro propiciou enriquecedores debates acerca da atividade notarial e registral e novas alternativas legais para a intervenção de registradores e tabeliães. Participaram notários e registradores de todas as regiões do Estado e outros profissionais do Direito com interesse na área extrajudicial.
No painel organizado pelo Sindiregis, participaram também o presidente do Sindinotars, Sergio Ariel de Farias Raupp, e o presidente da Coopnore, Sérgio Afonso Mânica.
Fonte: Sindiregis