O sucesso do IX Encontro Notarial e Registral, realizado sexta-feira dia 24 e sábado 25 de abril em Porto Alegre pode ser medido pelo número de inscritos – nada menos que 210.
Foram dois dias de trabalho intenso, com palestras sobre temas de interesse das duas classes.
O encontro iniciou com a palestra do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, professor, autor de vários livros publicados no Brasil e no exterior, e assessor da Corregedoria Nacional de Justiça, Dr. Ricardo Henry Marques Dip, que falou no início da tarde de sexta-feira sobre “Os atos anuláveis, o notário e o registro de imóveis”.
Na segunda palestra da tarde, o notário titular do 5º ofício de Justiça do Rio de Janeiro, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio de Janeiro, primeiro vice-presidente da Anoreg Rio de janeiro, diretor tesoureiro do Instituto de Estudos de Protestos de títulos do Brasil - Seção RJ e diretor de Comunicação do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Dr. Celso Jorge Fernandes Belmiro, falou sobre “As novas perspectivas do tabelionato de protesto”.
Ainda na sexta-feira, o Dr. Luis Henrique Delgado Dutra, titular do Registro Civil de Pessoas Naturais e Registros Especiais de Venâncio Aires/RS, falou sobre “Os avanços e desafios do Registro Civil de Pessoas Naturais”.
A última palestra do dia foi do Dr. Romário Pazzutti Mezzari, que fez um relatório sobre as atividades do Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul, e fez uma explanação sobre o funcionamento da Central de Remessa de Arquivos, a CRA.
O jantar de confraternização que acontece tradicionalmente nos encontros foi realizado no Barco Cisne Branco, com um passeio pelo Rio Guaíba.
No sábado a programação iniciou com a palestra “Rede SIM e SPED contábil’, com o registrador substituto do Registro Civil das pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro, Dr. Jalber Lira Buannafina.
Em seguida o consultor e auditor em sistemas de gestão André Dytz falou sobre “Gestão nos serviços notariais e registrais – competência essencial no mercado atual”.
A assembléia geral da Coopnore encerrou os trabalhos da manhã de sábado.
O palestrante motivacional Adroaldo Lamaison fez a primeira palestra da tarde sábado, falando sobre “liderança em tempos de crise para superar os desafios de 2015”.
Na sequência, o registrador, titular da 1ª Zona de Porto Alegre, Dr. João Pedro Lamana Paiva, falou sobre “O novo Código de Processo Civil e a usucapião extrajudicial”.
O encontro foi encerrado com o tradicional “pinga-fogo”, que como sempre acontece, teve participação significativa.