Ação incentiva a prevenção do câncer de mama e de próstata e será distribuída junto à emissão de certidões pelos Cartórios paranaenses.
O Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), em parceria com o Fundo de Apoio ao Registrador Civil (Funarpen), inicia o mês de outubro com uma campanha voltada à saúde de funcionários e usuários dos cartórios paranaenses. O projeto “Valorize sua vida com apenas um toque” é a junção dos valores atribuídos às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que visam a prevenção dos cânceres de mama e próstata, respectivamente.Todos os cartórios de Registro de Civil do Estado do Paraná receberão um folder para divulgar a ação, além de cartilhas com orientações sobre as doenças e como preveni-las. Ao expedir uma certidão, o registrador entregará ao cliente uma cartilha informativa.
Além da distribuição nos cartórios, a cartilha também será entregue durante os casamentos coletivos promovidos pelo Projeto Irpen na Comunidade. “Este é mais um trabalho de responsabilidade social. Devido ao grande fluxo de pessoas que atendemos no dia a dia, conseguimos atingir grande parte da sociedade”, diz o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior.
Para a vice-presidente do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto os cartórios de Registro Civil são distribuidores de cidadania. “Nós lidamos muito com o ser humano, pois o acompanhamos em seu nascimento, casamento e óbito. Todo emocional é tratado no Registro Civil. Isso é uma oportunidade também de levarmos prevenção”, conta.
A vice-presidente conta ainda que muitos distritos do Estado não têm sequer um posto de saúde, entretanto, têm um cartório sempre à disposição, e neste caso, o cartório faz uso de sua proximidade com o cidadão, para levar informação.
Sobre a cartilha
A cartilha do Projeto “Valorize sua vida com apenas um toque” usa linguagem simples, de fácil leitura. Nela são abordados os temas: câncer de mama e suas causas, câncer de próstata e suas causas, sintomas, prevenção, a importância da mamografia e diagnóstico.
Fonte: Irpen-PR
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.