O 2º Tabelião de Protestos de Porto Alegre e ex-presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), João Figueiredo Ferreira, foi indicado pela diretoria da entidade para presidir a Comissão de Relações Internacionais do CNB/CF.
“A criação de uma Comissão de Relações Internacionais no seio do CNB/CF vem ao encontro do antigo interesse da União Internacional do Notariado (UINL), de participar como elemento ativo de organizações internacionais que tenham alguma relação com a atividade notarial que desempenhamos junto à sociedade”, destacou Figueiredo.
O assunto não é uma novidade para o Tabelião, que já atuou como vice-presidente da UINL para a América do Sul em 2006. “Recebi o encargo de apresentar um relatório sobre a participação da entidade nas diferentes organizações internacionais de que a UINL fazia parte. Relacionei essas organizações não governamentais em oito áreas de atuação, de acordo com suas finalidades. Obviamente, os interesses de tais organizações se entrelaçam, resultando que seus representantes devem comunicar-se entre si através de um coordenador-geral, designado pelo presidente da UINL”, afirmou.
O ex-presidente do CNB/CF explicou ainda que a designação de um notário brasileiro para exercer a função de coordenador nacional servirá para informar os associados sobre o trabalho realizado pelos representantes internacionais junto aos diferentes organismos em que atuam como observadores. “Temos observado um interesse crescente na participação notarial em certas organizações mundiais, em razão da interligação cada vez maior com setores da vida nacional que influenciam de forma poderosa a atividade notarial, sem que os próprios notários de base por vezes percebam tal influência, como é o caso do Banco Mundial, por exemplo”, relatou João.
O tabelião também salientou que se sente feliz em poder colaborar com a administração de Ubiratan Guimarães, que “vem realizando um notável trabalho de interação do notariado brasileiro com os demais países participantes da UINL”. Figueiredo também destacou que espera uma maior participação dos notários brasileiros na nova empreitada. “Esperamos contar com a colaboração dos colegas interessados em participar dessa jornada, pedindo que participem sempre que possível das reuniões promovidas pelo CNB/CF e pela UINL”, concluiu.
Os notários que quiserem participar da Comissão de Relações Internacionais do CNB/CF devem manifestar interesse através do e-mail relacoesinternacionais@notariado.org.br.
Fonte: CNB/CF
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.