Foi realizado em Artur Nogueira, interior de São Paulo, o primeiro casamento de pessoa com deficiência de que se tem notícia no País após da entrada em vigor da nova Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), em janeiro deste ano.
Rosana Aparecida de Lima, que possui sequelas de uma paralisia cerebral quando criança e é interditada, casou-se com José Francisco Dias, com quem tem um relacionamento de duas décadas. Fruto deste amor, o casal possui um filho, Henrique, de 17 anos.
O casal procurou o cartório de Artur Nogueira ainda nos primeiros dias de janeiro para dar entrada na habilitação de casamento. Assim que chegaram descobriram que a realização do sonho de ambos só seria possível sem autorização judicial em razão da entrada em vigor da nova lei. Segundo o Oficial do Registro Civil, Fernando Marchesan Rodini Luiz, “antes, Rosana por ser interditada era considerada totalmente incapaz e, agora, ela é considerada capaz de exercer os atos da vida civil”.
O casamento, celebrado pelo juiz de paz Eric Lucke, ocorreu nesta quarta-feira (17.02) e contou com ampla cobertura midiática. EPTV (Globo), TVB (Record), Band e CNT fizeram cobertura televisiva; CBA e Nogueirense fizeram a cobertura local; e o assunto ainda foi tema do Correio Popular de Campinas e do site G1.
Fonte: Arpen-SP
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.