Notícias

09/07/2015 - Primeiro Registro de Imóveis de Porto Alegre Comemora 150 Anos

   Foto: Tania Meinerz
 
O Palácio da Justiça, localizado no Centro Histórico da capital gaúcha, foi palco no último sábado (04/07), das comemorações dos 150 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre.
 


O acontecimento foi celebrado com abertura de exposição realizada pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul e também com o lançamento do livro intitulado “Do Manuscrito ao Registro Eletrônico: 150 anos de Registro de Imóveis de Porto Alegre”.
  
A solenidade reuniu autoridades das diversas instituições, além de convidados ilustres, sendo todos devidamente recepcionados pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo; pelo Diretor do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis e pelo Registrador Titular do Primeiro Registro de Imóveis de Porto Alegre, Bel. João Pedro Lamana Paiva.
 
Entre as autoridades presentes na solenidade, destaque para o Procurador Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Doutor Eusébio Fernando Ruschel, representando o Governador do Estado; Vice-Prefeito Municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo; Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary; Procurador-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos Dornelles; da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul – ANOREG-RS, Mário Pazutti Mezzari; Presidente do Sindicato dos Registradores do Estado do Rio Grande do Sul – SINDIREGIS, Edson Ferreira Espíndola; Presidente da Cooperativa de Crédito dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – COOPNORE, Sérgio Mânica; representando a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro – ANOREG-RJ; Doutor Oly Érico da Costa Fachin e demais convidados.
 
O evento contou com a apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, regida pelo Maestro Telmo Jaconi, apresentando temas de Vivaldi, Mozart, Beethoven e Ravel. E a realização da sessão de autógrafos com a organizadora do livro, arquiteta Juliana Erpen, e alguns dos autores da obra como o historiador Sérgio da Costa Franco, o arquiteto Günter Weimer e o registrador titular, João Pedro Lamana Paiva.
 
Desta forma, o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre celebrou em grande estilo sua histórica condição de mais antigo da capital gaúcha e do estado. Fundado em 5 de julho de 1865, a data marca a assinatura do termo de abertura do primeiro livro destinado às transcrições imobiliárias. Localizado atualmente na Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98/12º andar, no Centro Histórico da cidade, a instituição implementou, ao longo deste período, serviços exclusivos no Brasil, criados para agilizar e facilitar a vida de todos que trabalham com negócios imobiliários em Porto Alegre.
 
Transcendendo a segurança jurídica da frase, “quem não registra não é dono”, o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre ratifica em 2015 o registro do seu 150 anos, salientou o seu significado e a sua importância, porque, se não existisse o Registro, não existiria a história para contar.


 
Fonte: Registro de imóveis 1ª Zona de Porto Alegre com adptações