Em reunião realizada dia 5 último na sede da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), foi entregue ao presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPEB-BR) correspondência na qual a FEBRABAN reitera solicitação ao Instituto para padronização nacional das atividades realizadas pelas CRAS, de acordo com os termos estabelecidos no documento cujo texto pode ser consultado no documento em anexo. De acordo com o documento, a FEBRABAN propõe que os bancos centralizem a remessa dos documentos para protesto em uma única base de dados nacional (CRA-BR), administrada pelo IEPTB-BR e situada na cidade de São Paulo.
Essa base de dados passará a distribuir os títulos da rede bancária aos tabelionatos de todo o país, mediante adesão de cada tabelionato ao sistema estabelecido pela CRA-BR. Todas as operações dos tabelionatos serão centralizadas na CRA-BR, que ficará encarregada de repassar os créditos de terceiros, emolumentos devidos aos tabelionatos, distribuição dos instrumentos de protestos, cancelamentos de protesto e todas as demais operações realizadas entre os tabelionatos e os bancos apresentantes. O Colégio Notarial irá analisar as implicações decorrentes do projeto proposto, em relação aos tabeliães de protesto deste estado, mediante consulta ao departamento próprio e aos profissionais que exercem função notarial nessa área.
O IEPTB-BR marcou reunião para o dia 20 de junho próximo, em São Paulo, a fim de ser designada uma comissão com a finalidade de implementar o programa sugerido pela FEBRABAN.