Notícias

15/06/2015 - Reunião em São Paulo amplia participação do Brasil em órgãos internacionais do Notariado

São Paulo (SP) - Com participação de notários de todo o País, o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) realizou na última quinta-feira (11.06) importante reunião institucional entre os conselheiros brasileiros que integram a Comissão de Assuntos Americanos (CAA) e a União Internacional do Notariado (UINL).
Com o objetivo de estruturar ainda mais a atuação dos notários brasileiros em âmbito internacional, o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, estabeleceu que o País deverá ter ao menos um representante em cada uma das Comissões Americanas, devendo seus integrantes intercalarem suas participações caso não tenham a possibilidade de estar presentes em todos os encontros nas Américas.
“Devemos nos aproximar dos notariados das Américas, trazendo para o Brasil iniciativas positivas que existam pelo continente, ao mesmo tempo em que devemos propor ações institucionais baseadas no exitoso modelo de notariado que existe no Brasil, assim como relacionadas às iniciativas institucionais pioneiras, como a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC) ”, afirmou.
Caberá a conselheira Daisy Ehrhardt, de Santa Catarina, coordenar a atuação brasileira nas agora sete comissões da CAA: Direitos Humanos, Financiamento e Comunicação, Acesso à Função Notarial, Academia Notarial Americana, Informática e Segurança Jurídica, Regularização Fundiária e Integração e Tratados.
Em âmbito mundial, o Brasil passará a contar com 12 novos integrantes nas Comissões da União Internacional do Notariado (UINL). Paulo Quintela (SC), Bruno Santolin Cipriano (ES) e Marcos Alberto Santos (PA) passam a integrar a Comissão de Regularização Fundiária da UINL. Edyannne Moura da Frota Cordeiro (RJ) integrará a Comissão de Temas e Congressos. Arthur Del Guércio (SP) passa a representar o País na Comissão de Pertinência Econômica das Escrituras Notariais.
Willian Campagnone e Demades Castro, ambos de São Paulo, serão os novos integrantes da Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio (ONPI). Já Filipe Andrade Lima Sá de Melo (PE), Willian Campagnone (SP), Priscila Francisco de Paula (SP) e Caroline Feliz Sarraf Ferri (PR) passarão a compor a Comissão de Cooperação Notarial Internacional (CCNI).
Por fim, Luiz Carlos Weizenmann (RS) integrará a Comissão de Circulação de Escrituras Notariais, enquanto Danilo Kunzler (RS) e Oziel Francisco de Souza (SC) comporão a Comissão Consultiva, e Rodrigo Reis Cyrino (ES) integrará o Grupo de Trabalho sobre Atualização Tecnológica do Notariado.
Por fim, os participantes puderam acompanhar uma apresentação do tabelião pernambucano Filipe Andrade Lima Sá de Melo, que representou o país em evento sobre a participação do notariado no combate à lavagem de dinheiro na Guatemala. “Foi uma grande experiência, importante para conhecer as ações do notariado em todo o mundo nesta área e trazer para o Brasil um debate que certamente chegará, e para o qual devemos nos preparar institucionalmente”, disse o tabelião.
Fonte: CNB – Conselho Federal 
 
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.