A Prefeitura de Porto Alegre está digitalizando os arquivos de Registro de Imóveis do município cadastrados a partir de 1957. O trabalho está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e também pela Procempa, empresa de processamento de dados da cidade.
A operação consiste na triagem e na organização dos cerca de 180 mil envelopes contendo 1,5 milhões de documentos, entre eles o Questionário Individual de Cadastro de Imóveis; croquis de vistoria; plantas arquitetônicas; contratos de compra e venda e de usucapião; parecer fiscal; matrículas e fotos dos imóveis.
A intenção da prefeitura é garantir a segurança dos documentos e trazer agilidade na prestação de informações e no atendimento aos cidadãos da capital gaúcha. O banco de dados será alocado no DataCenter da Procempa. Quatro técnicos trabalham na digitalização e três na triagem e organização do material da Fazenda. O material estava armazenado em grandes silos, cadastrados por ordem alfabética de ruas.
Fonte: Jornal Correio do Povo
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.