Notícias

28/03/2012 - Notários elegem nova Diretoria do CNB-SP para o biênio 2012-2014

Eleito por aclamação, Mateus Brandão Machado conduzirá, ao lado da nova Diretoria, o destino da atividade notarial bandeirante até 2014.

Reunidos em Assembleia Geral Ordinária (AGO) nesta segunda-feira (26.03), na Capital, os notários paulistas elegeram por aclamação a nova diretoria do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), que será presidida pelo 3° Tabelião de Notas de São Paulo, Mateus Brandão Machado, e que será a responsável pela administração da entidade até 2014.
Assumindo a presidência do CNB-SP, entidade em que atua como vice-presidente desde 2008, o novo presidente declarou que a entidade seguirá buscando o fortalecimento da classe notarial, unida ao mesmo objetivo do CNB-CF. “Sou como todos os que aqui se encontram, um brasileiro inteirado nos destinos do seu País,  identificado para sempre com os seus problemas”, iniciou o presidente eleito, parafraseando a médica e escritora paulistana, Carlota Ferreira Queiroz, primeira mulher a votar e a ser eleita deputada federal no Brasil, em seu discurso de posse no Congresso, em 1934.
O novo presidente destacou as atividades da instituição nos últimos anos, dentre elas a descentralização da entidade com a criação de 15 regionais; a realização de cursos de capacitação e qualificação em todo o Estado, que já atingiram 8.631 participantes; a criação da Escola de Escrevente; a publicação da Revista de Direito Notarial (RDN) e a formação de um grupo de notários para atuar na produção do Jornal do Notário e na edição de normas técnicas sobre os Projetos de Lei, além da participação do CNB-SP, ao lado do CNB-CF, em eventos internacionais. “Nós ainda vamos crescer muito mais, porque estamos no mundo da ciência, mas temos que manter o que somos desde que nascemos, há 60 anos”, disse, citando a importância do constante aprimoramento da classe notarial e a busca incessante da união da categoria.
Entre as metas da nova diretoria, Machado afirmou que vai promover encontros mensais entre os notários, os quais convidou a intensificar suas vindas ao CNB-SP. “Precisamos juntar energia, amizade, carinho e respeito na nossa categoria. Espero contar com a presença constante de todos”, frisou. De forma especial, o novo presidente e o presidente do Conselho Federal, Ubiratan Pereira Guimarães, agradeceram aos colaboradores do CNB-SP, nas pessoas do gerente executivo Rodrigo Villalobos e do assessor jurídico Rafael Depieri, que abraçaram o processo de reestruturação da entidade e se dedicaram às atividades diárias de apoio aos associados.
Em um discurso de agradecimento, Ubiratan Pereira Guimarães, que assumiu por quatro anos a seccional de São Paulo e preside o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), afirmou que a entidade será bem conduzida pelos próximos anos, assim como já vinha sendo liderada no passado. “Quando eu assumi a presidência do Colégio Notarial, no dia 30 de maio de 2008, eu tinha certeza que estava sucedendo alguém bem melhor do que eu, bem mais preparado, mais experiente e que nesses quatro anos foi um companheiro sempre presente”, destacou. “Hoje, o que me alegra mais é saber que estou sendo sucedido por alguém também bem melhor do que eu”, disse Guimarães, referindo ao ex-presidente do CNB-SP no biênio 2006-2008, Paulo Tupinambá Vampré, e ao presidente eleito, Mateus Brandão Machado.
O agora ex-presidente destacou ainda que “o colega Mateus esteve presente durante todo o seu mandato, com sua experiência, tranquilidade, paz de espírito e, acima de tudo, com o comprometimento que nós precisamos de alguém que esteja à frente de uma entidade de classe, que saiba enxergar acima de seus interesses e valores pessoais o interesse coletivo”. Guimarães destacou também “a dedicação, a presença, a firmeza e a amizade” com que os demais membros da diretoria se dedicaram à classe de notários do Estado de São Paulo, alcançando, dentre outras conquistas, a aproximação com as autoridades do Poder Judiciário, fruto de constante ação institucional.  “Há muito o que ser feito pelos notários no Estado de São Paulo e no Brasil, mas, aqui em São Paulo, nós já temos uma inegável conquista de respeito dos órgãos públicos”, disse Guimarães, que ocupará a 2ª vice-presidência na nova gestão.
A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP), Laura Vissotto, que integra o Conselho Fiscal da nova diretoria, saudou o presidente eleito e fez votos de integração entre as categorias extrajudiciais. “Parabenizo o Mateus e a toda diretoria pela eleição e gostaria de dizer que podem continuar contando comigo na defesa do notariado, na busca de novas atribuições e na harmonia entre todas as especialidades”, afirmou.
"Como membro da nova diretoria, parabenizo o novo presidente e me coloco à disposição para trabalhar. Desejo sucesso a todos e vamos em frente”, cumprimentou o 14º Tabelião de Notas da Capital, Paulo Tupinambá Vampré, que permanece como 1º Tesoureiro da entidade.
O ex-presidente do CNB-CF (1987-1993) e do CNB-SP por quatro mandatos, o 24º Tabelião de Notas, Tullio Formicola, também felicitou a nova diretoria. “É uma alegria estar aqui hoje, ver essa pujança, essas intenções positivas do novo presidente dando sequência aos anteriores e, na medida do possível, dizer que podem contar comigo”, finalizou.

Diretoria eleita do CNB-SP para o Biênio 2012-2014
Presidente: MATEUS BRANDÃO MACHADO
1º Vice-Presidente : ANA PAULA FRONTINI
2º Vice-Presidente: UBIRATAN PEREIRA GUIMARÃES
1º Secretário: SÉRGIO RICARDO WATANABE
2ª Secretária: JUSSARA CITRONI MODANEZE
1º Tesoureiro: PAULO TUPINAMBÁ VAMPRÉ
2ª Tesoureira: MARIA BEATRIZ LIMA FURLAN
 
Diretora de Eventos e Relações Públicas
ELZA DE FARIA RODRIGUES
                   
Conselho Fiscal
LAURA RIBEIRO VISSOTTO
ANDREY GUIMARÃES DUARTE
JOSÉ MILTON TARALLO
 
Suplentes – Conselho Fiscal
PATRÍCIA MOREIRA DE MELLO ALVES
VALESKA VITORIANO BARBOZA
THOMAZ MOURÃO TIERI
 
Conselho de Ética
CARLOS ROBERTO PETRUCELLI
MÁRCIO PIRES DE MESQUITA
RODRIGO VALVERDE DINAMARCO
 
Suplentes – Conselho de Ética
ARTHUR DEL GUERCIO NETO
FLÁVIA REGINA ORTIZ STREHLER
CARLOS FERNANDO BRASIL CHAVES
Fonte: CNB – SP

Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.