FecomercioSP
reforça a importância da integração de sistemas para simplificar os processos a
empresas e cidadãos
Em sintonia com
a sua agenda de modernização do Estado brasileiro, a Federação do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do
Conselho de Economia Digital e Inovação (Cedi), defende medidas para auxiliar o
processo de digitalização dos serviços públicos no País.
A digitalização
de processos e a integração das plataformas entre os variados órgãos das três
esferas de governo são considerados desafios fundamentais para a modernização
dos serviços públicos no Brasil. Dados do Ministério de Gestão e Inovação
apontam que apenas 44% dos Estados contam com uma estratégia digital definida —
nos municípios, essa porcentagem cai para 28%. A fim de aumentar a eficiência,
a Federação sugere um esforço para a identificação de processos que possam ser
digitalizados e automatizados, como assinaturas digitais, tramitação eletrônica
de documentos e sistemas de gestão integrada.
Esse panorama de
modernização foi pauta da reunião do Cedi, ocorrida na última segunda-feira,
dia 20. O encontro teve a presença do secretário extraordinário para a
Transformação do Estado do governo federal, Francisco Gaetani. O presidente do
conselho, Andriei Gutierrez, manifestou a disposição da Entidade de colaborar
com propostas relacionadas à desburocratização de processos da máquina pública.
Para isso, a FecomercioSP apresentará, ao governo federal, um conjunto de
medidas elaboradas em parceria com líderes empresariais e especialistas em
tecnologia, inovação e economia digital.
Dentre as
sugestões que serão apresentadas ao secretário pela FecomercioSP, destacam-se
iniciativas como a expansão das atividades oferecidas na plataforma Gov.br,
agregando serviços para os empresários, tornando a experiência dos usuários
mais fluida.
Atualmente, o
sistema dispõe de mais de 4,7 mil serviços governamentais aos cidadãos, dos
quais 90% são online. Contudo, apesar da força dos números, a análise é de que
é possível avançar na integração entre os serviços de Estados e municípios.
Além disso, é preciso tornar os processos mais intuitivos e acessíveis, e
investir na criação de campanhas educacionais para ensinar como utilizar o
sistema.
Na ocasião, Gaetani
ouviu dos membros do conselho sugestões sobre a integração de sistemas para a
facilitação de processos empresariais. O secretário também falou sobre as
iniciativas em andamento no governo federal.
Digitalização
acelera processos
Segundo a
FecomercioSP, a atual falta de integração entre os órgãos públicos tem
provocado perdas de tempo e recursos para os empreendedores. Por isso, a
Entidade sugere a adoção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) como um
identificador único de inscrição cadastral. Dessa forma, poderia haver a
unificação de informações e a entrega de declarações das empresas e dos
cidadãos sujeitos ao pagamento de tributos federais, estaduais e municipais.
A medida
evitaria que os empreendedores tivessem de recorrer a várias instâncias para
obter certidões e outros documentos, como acontece atualmente. No entanto, a
viabilidade desse sistema requer a colaboração entre as esferas governamentais,
integrando canais para facilitar o acesso e a gestão dessas informações.
Outra proposta
trabalhada é a unificação dos processos de obtenção de alvarás de
funcionamento. Como a legislação muda em cada município, a variedade de
classificações de risco de atividades econômicas gera muitas incertezas e uma
insegurança jurídica que preocupa o empresariado. A Federação acredita que a
unificação das informações em um portal (como o Gov.br), em parceria com os
municípios, poderia simplificar o processo e promover um ambiente de negócios
mais transparente e acessível.
Na oportunidade
da reunião, o secretário sugeriu que a Entidade pleiteasse a participação na
Câmara Técnica de Transformação do Estado, que funciona no âmbito do Conselho
de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), que tem como objetivo
discutir, com sociedade civil, a iniciativa privada e especialistas, medidas
para alavancar o desenvolvimento digital e inclusive, com foco na melhoria da
entrega de serviços públicos.
Outras
iniciativas, como compartilhamento de dados para o desenvolvimento de políticas
públicas, medidas para segurança da informação, educação, qualificação e
requalificação de colaboradores e
inclusão digital, também são defendidos pela FecomercioSP como aspectos
fundamentais, que precisam estar contemplados numa agenda de modernização
estatal.
O compartilhamento
de dados permite aprimorar a oferta de serviços e estabelecer políticas
públicas mais eficazes. Sendo assim, evitar vazamentos e outras
vulnerabilidades é essencial para uma transição digital confiável, bem como
investir em infraestrutura para democratizar o acesso à internet e criar
mecanismos para capacitar pessoas são medidas urgentes para alcançar novos
patamares de desenvolvimento nacional.
Qualificação do
setor público
A reunião do
Cedi também contou com a participação do presidente da Foundation for Economic
Education (FEE), Diogo Costa, que apresentou dados sobre a modernização do
Estado e a importância da qualificação dos setores públicos e privados para
alcançar esse objetivo. De acordo com ele, a mudança da máquina estatal passa,
fundamentalmente, por um aprimoramento das estratégias de seleção pessoal nos
serviços públicos.
“O fato é que o
Estado brasileiro não vai se modernizar se não modernizarmos a forma como
selecionamos as pessoas”, afirmou. Para Costa, a Inteligência Artificial (IA) não
só redefinirá as habilidades mais importantes entre os trabalhadores como
também vai empoderar os profissionais, que passarão a adquirir competências que
não teriam sem o acesso à ferramenta.
Em outra
instância, ter uma estratégia para qualificação do serviço público também
ajudaria a restaurar a confiança das democracias, que, hoje, sofrem tanto
crises de autoridade como de capacidade, com a descrença da população nas
instituições e nos serviços prestados.
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Fonte: Fecomercio