Ações institucionais e planos de trabalho para as áreas acadêmica e de comunicação dão início ao trabalho da nova gestão da entidade.
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB-RS) elegeu no fim de 2016 o Tabelião de Notas de Estância Velha, Danilo Kunzler, para a presidência da entidade para o biênio 2016-2018. Após ocupar a tesouraria da entidade nas últimas gestões, o novo presidente foi eleito por aclamação pelos notários gaúchos que compareceram à sede da entidade na cidade de Porto Alegre (RS).
“Agradeço a todos pela confiança e assumo o compromisso de seguir o trabalho desenvolvido pelas últimas gestões, com foco na interiorização das ações do Colégio Notarial, capacitação de funcionários por todo o Estado e aprimoramento das relações institucionais com os demais órgãos com os quais a atividade se relaciona”, disse Kunzler, logo após a eleição.
O então presidente em exercício, Marcos Cunha Lima, agradeceu o apoio de todos e fez um balanço da gestão. “Cumprimos o nosso dever em ocupar a presidência neste último período e agradeço a todos os membros da Diretoria que se esforçaram para respaldar e apoiar as ações desenvolvidas pelo Colégio Notarial do Rio Grande do Sul”.
Planejamento Estratégico
Em sua primeira ação institucional, a nova Diretoria realizou no mês de janeiro encontro para definir o calendário de ações para o ano de 2017. A reunião contou com a participação do presidente do Conselho Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB), Paulo Roberto Gaiger Ferreira.
Foi um dia inteiro de trabalho para definir o calendário de ações e os projetos prioritários para serem realizados ao longo do ano. Ações de médio e longo prazo também estiveram no foco das discussões. O objetivo é estabelecer uma linha de ação e definir as atividades que a diretoria realizará para beneficiar os associados de todo o Rio Grande do Sul.
Entre as novidades, a mudança da periodicidade das reuniões de Diretoria, que passam a ser quinzenais a partir de março. Também foram definidos datas e locais dos Simpósios Regionais e visitas aos Tabelionatos do interior. Outra novidade é a criação de um Grupo de Estudos Notariais, que deverá reunir-se na sede da entidade, nos dias das reuniões de Diretoria, coordenado pela assessora jurídica da entidade, Karin Rick Rosa.
Na reunião ficaram definidas as datas de dois importantes eventos \da classe – o XI Encontro Notarial e Registral, dias 28 e 29 de abril no Hotel Deville em Porto Alegre, e o 71º Encontro Notarial do Rio Grande do Sul, dias 27 e 28 de outubro, com a realização da assembleia anual da entidade, ainda em local a ser definido.
Nova unidade visual
Assembleia Extraordinária realizada no dia 31 de janeiro aprovou a alteração da alinea “i” do Artigo 22 do Estatuto do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul. A mudança possibilitou a provação da nova logomarca da entidade.
A ideia de mudar o logo surgiu no encontro de 14 de janeiro, quando o presidente Danilo Alceu Kunzler reuniu a Diretoria para uma atividade de planejamento estratégico da entidade.
Neste encontro foi proposta uma nova identidade visual para a entidade. A Diretoria aprovou a sugestão do presidente do Conselho Federal, Paulo Gaiger Ferreira, de que a Seção do Rio Grande do Sul aderisse ao movimento nacional de uniformização das logomarcas das seccionais regionais, utilizando o Logo do Conselho Federal, com a identificação de cada Estado. A uniformização contribui para o fortalecimento da classe, que se mantém coesa, inclusive, na identificação visual.
Outras duas importantes ações marcaram os primeiros meses de gestão da nova Diretoria. A primeira delas é a revitalização do site institucional da entidade www.cnbrs.org.br, agora mais moderno, dinâmico e atual, onde serão publicadas diariamente as principais informações relevantes da atividade notarial no País e no Rio Grande do Sul.
Outro lançamento importante é o da revista trimestral Notariado Gaúcho, cuja edição especial foi lançada no final da gestão anterior. “Trata-se de uma revista voltada para o público externo, que apresenta as nossas atividades, o desenvolvimento dos principais atos notariais e suas diversas utilidades para a população”, afirmou o ex-presidente da entidade, Luiz Carlos Weizenmann.
A Revista será distribuída a todos os Tabelionatos de Notas do Rio Grande do Sul, a entidades de classe estaduais e nacionais, às Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, membros do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), deputados estaduais, federais, senadores, membros do Governo e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS).