Foi eleito hoje, em Lima, no Peru, o novo Presidente da União Internacional do Notariado (UINL) para a gestão de 2014/2016. O eleito é o notário Daniel-Sédar Senghor, do Senegal, e ele será empossado no início do próximo ano. A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral da UINL, com presença de 65 países, cuja realização se deu por ocasião do XXVII Congresso Internacional do Notariado da UINL.
Além do novo presidente Daniel-Sédar Senghor, para triênio 2014/2016, foram eleitos outros cargos, entre os quais os membros da diretoria com direito
Se o afastamento da residência é determinado pela necessidade de subsistência, o imóvel desocupado não perde a proteção dada ao bem de família. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os devedores moraram em Campinas (SP) entre 2005 e 2012, a trabalho. Em razão de protesto de promissória, houve penhora do imóvel do casal, situado em Petrópolis (RJ). O tribunal local entendeu que o bem servia de casa de veraneio e por isso não estava protegido pelo conceito de bem de família.
O tesoureiro do Colégio Notarial RS, Danilo Kunzler, participou no dia 4 de outubro da reunião do Conselho Federal, realizada em Curitiba. A presença na reunião faz parte da estratégia da entidade gaúcha, de estar mais ligada às ações do conselho federal.
Leia mais...
Em reunião conjunta dos presidentes do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Weizenmann, e do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Julio César Weschenfelder junto com o diretor do Colégio Registral, Paulo Ávila, além do presidente da COOPNORE, Sérgio Afonso Manica, ficou definido que as duas entidades, mais a Cooperativa, patrocinarão publicação comemorativa da Junta Comercial do RS. Tratou-se, também, da realização de convênio com a JUCERGS, para fins de consulta.
Leia mais...
O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul – Luiz Carlos Weizenmann, participou no dia 4 de outubro, de reunião com o Juiz Corregedor, Dr. José Ricardo de Bem Sanhudo, para tratar da edição de um provimento sobre o protesto de Certidões de Dívidas Ativas – CDAs. O presidente esteve acompanhado dos tabeliães de protestos Edison Renato Kirsten, de Santo Antonio da Patrulha, e Luiz Henrique Delgado Dutra, de Venâncio Aires.
Leia mais...
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar em medida cautelar ajuizada por herdeiro que busca resguardar o patrimônio do pai falecido, em função do pedido da companheira deste, que almeja usufruir da quarta parte dos bens deixados. Os dois viveram em união estável por sete anos.
A medida cautelar é para dar efeito suspensivo a recurso especial ainda pendente de julgamento pelo STJ. O herdeiro pleiteou a suspenção dos efeitos