Notícias

CNB/RS completa 58 anos de fundação nesta terça-feira (31.03)

Imagem Notícia
Até o início da década de 60, os tabeliães brasileiros eram considerados servidores extrajudiciais da Justiça. Era 1961, enquanto tabeliães participavam do Encontro de Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, alguns representantes da classe chegaram à conclusão de que precisavam criar um grupo de discussões sobre as necessidades exclusivas da classe. Assim, um grupo liderado por José Luis Duarte Marques, então titular do 7º Tabelionato de Porto Alegre, e por Carlos Luiz Poisl, titular do 1º Tabelionato de Novo Hamburgo, iniciou o debate sobre a necessidade de atender aos interesses profissionais dos tabeliães.

Naquela época, não existiam as muitas facilidades tecnológicas que, hoje em dia, favorecem a comunicação e a troca de experiências. Os novos titulares, especialmente, tinham grandes dificuldades para esclarecer dúvidas a respeito das práticas diárias nos tabelionatos. As consultas aos colegas eram feitas majoritariamente por correio, o que, com frequência, acarretava em grande demora para a resolução que questões. 

Compelidos por esta situação, e ávidos por ter uma representatividade diante da Justiça e de todas as instâncias públicas e comunitárias, o grupo que estava se reunindo em Porto Alegre iniciou um movimento para a formação de uma entidade que representasse a classe. 

Entre os objetivos da entidade, que recebeu o nome de Colégio Notarial do Rio Grande do Sul, estavam a representação de todos os tabeliães de notas do estado, a organização de eventos para o compartilhamento de informações e discussão de dúvidas a respeito das atividades diárias, a união da classe e inclusão dos novos colegas, a partir da disseminação de conhecimento.

Nos dias 30 e 31 de março de 1962, um ano após a primeira movimentação, foi realizado o primeiro encontro de tabeliães, na cidade de Caxias do Sul. O segundo dia do evento marcou a oficialização do Colégio Notarial do Rio Grande do Sul, com a participação de 23 tabeliães que assinaram a ata de fundação, com aprovação do primeiro estatuto e o Código de Ética da classe. Em dois anos, a entidade já tinha 40 associados.

Passados 58 anos, o CNB/RS comemora seu aniversário em meio à uma pandemia que nos afasta, parcial e temporariamente, das atividades extrajudiciais e do contato que sempre defendemos. 

Neste dia 31 de março, mais do que comemorar a existência da entidade, desejamos que todos passem por este difícil momento da melhor maneira possível. 

Contem conosco! Seguiremos juntos lutando por nossos objetivos!