O novo portal unificado de
serviços do Estado, o rs.gov.br, alcançou
mais de 75 mil acessos desde o dia de seu lançamento, 6 de novembro. O
levantamento, realizado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado
(Procergs), também constatou que há mais de 52 mil usuários cadastrados para
utilizar os 243 serviços disponíveis na plataforma, sendo 95 deles totalmente
digitais.
O rs.gov.br é
um portal responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou
computador) que disponibiliza todos os serviços digitais em um mesmo ambiente.
Nele, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais
acessadas, entre outras funcionalidades. O ambiente remete ao modelo do gov.br,
portal do governo federal.
A nova plataforma é uma
iniciativa do governo do Estado liderada pela Secretaria de Governança e Gestão
Estratégica (SGGE), com suas vinculadas Escritório de Desenvolvimento de
Projetos (EDP) e Procergs. O objetivo é ressignificar a relação do Estado com
os cidadãos por meio de uma nova política de atendimento e relacionamento. Essa
postura aproxima o Estado das pessoas e valoriza a essência do poder público,
que é a prestação de serviço.
A meta do governo é, até o final
de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100%
digital, conforme aponta o titular da SGGE, Claudio Gastal. "O governador
Eduardo Leite sempre reforça a mensagem de que existimos para prestar serviço
às pessoas. Queremos retomar este conceito, oferecendo novos espaços de
atendimento com menos burocracia e mais facilidade. E o rs.gov.br atende esses
requisitos", afirma Gastal.
Atualmente, o governo tem 109
sites e 16 aplicativos. O propósito da gestão é racionalizar esses conteúdos,
criando um caminho mais fácil e unificado para o cidadão encontrar as demandas
que deseja, afirma o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal.
"Os números obtidos avalizam a estratégia do governo de buscar a
digitalização de 100% dos serviços possíveis até o final da gestão, ampliando a
interação com o cidadão nos diversos níveis do Estado", acrescenta.
Para promover a digitalização em
um portal unificado, foi iniciado o mapeamento dos serviços que o Estado
presta, segundo indica o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel. "A
governança do projeto rs.gov.br está
trabalhando intensamente junto a todos os órgãos e secretarias para conhecer os
serviços oferecidos pelo Estado à sociedade, como são prestados e o que é
preciso para torná-los digitais, de forma a melhorar o atendimento aos
cidadãos”.
Premissas do portal
- Adesão à rede gov.br
- Alinhamento à estratégia brasileira de governança
digital
- Foco no cidadão e na desburocratização
- Atividades pautadas a partir da estratégia digital RS
- Integração das agendas digitais no governo
- Intensa colaboração intragoverno e com agentes externos
Fonte: Governo do Estado
do Rio Grande do Sul