Notícias

Jovens universitários do sul do país participaram do XXIV Congresso Notarial Brasileiro a convite do Colégio Notarial do Brasil

Imagem Notícia

O XXIV Congresso Notarial Brasileiro e a XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, que ocorreram entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na Bahia, apresentaram programação repleta de temas atuais aos tabeliães brasileiros. Em convite especial das seccionais da Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, três jovens gaúchos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do universo da atividade notarial brasileira durante o evento. Gabriel Kelsch, de Portão, Ângela Bartelle, de Farroupilha, e Vitor Barcellos, de Porto Alegre, foram reconhecidos pelo desempenho em disciplina eletiva de Direito Notarial e Registral, ministrada pela professora e uma das palestrantes do evento, Karin Regina Rick Rosa, no bacharelado em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

“A presença destes alunos no evento, que já é uma tradição anual para o segmento, é um ato de oxigenação para o notariado. O nosso convite foi uma tentativa de mostrar a esses futuros novos advogados a relevância e contribuição dos tabeliães para a sociedade. Estamos muito contentes em tê-los conosco nesses três dias de programação e esperamos que tenham adquirido aqui muito mais conhecimento sobre a nossa atividade”, afirmou o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Paulo Roberto Gaiger Ferreira.

Os temas como o protagonismo do notariado em um novo mundo digital em meio a inovações tecnológicas e a contribuição do notário ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, em auxílio ao Poder Público, foram os que mais chamaram atenção dos jovens advogados. Gabriel e Ângela, já formados, demonstraram maior interesse em conhecer o segmento. “O evento foi muito interessante por abordar a importância do tabelião na sociedade e ter também a participação de muitos representantes do governo”, contou Gabriel Kelsch.

Por sua vez, o estudante Vitor Barcellos, que já conhecia um pouco mais sobre a atividade extrajudicial, e, atualmente, é funcionário do cartório de Registro de Imóveis da 4ª Zona de Porto Alegre, notou a preocupação da diretoria do Colégio Notarial do Brasil em orientar e garantir a adaptação da classe ao momento tecnológico atual. “O CNB quer mostrar para todos os notários que é a hora de transição, de adotar as novas tecnologias e assumir um novo papel perante a sociedade para caminhar juntos na construção de um notariado mais forte, unido, e aberto a esses novos desafios”, constatou.

A disciplina optativa de Direito Notarial e Registral do curso de Direito da Unisinos teve a sua primeira turma no ano de 2010. De lá para cá cerca de 300 alunos já a cursaram, conforme informa a professora Karin Regina Rick Rosa. “Durante o semestre, os alunos aliam os conhecimentos teóricos sobre as atividades extrajudiciais com visitas técnicas realizadas aos tabelionatos e registros públicos. O objetivo é formar um operador do Direito apto para atuar no extrajudicial, conhecendo as atribuições e competências de cada um desses profissionais, promover a aproximação dos alunos com o estudo da disciplina, de modo que eles possam reconhecer o valoroso trabalho desenvolvido pelos notários e registradores”, complementa.

O presidente da seccional do Rio Grande do Sul do CNB, Ney Paulo Silveira de Azambuja, os acompanhou durante todo o deslocamento até o Nordeste brasileiro e a volta ao estado gaúcho. “Os três ficaram muito contentes com a oportunidade. Para eles, o Congresso foi um ambiente que mostrou que a entidade tem interesse em melhorar a imagem do tabelião no país e que está preocupada em modernizar os serviços”, concluiu.

Além do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Paulo Ferreira, e o presidente da seccional do Rio Grande do Sul, Ney Azambuja, Ângela, Gabriel e Vitor também conheceram a presidente da seccional da Bahia e anfitriã do evento, Emanuelle Perrotta, e o presidente de Minas Gerais, Eduardo Calais.

Fonte: CNB/CF