Notícias

CNB/RS realiza reunião de diretoria para debater assuntos de interesse dos associados

Imagem Notícia
Nesta terça-feira (16.04), a diretoria do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) realizou sua reunião mensal para debater assuntos de interesse aos associados. O encontro aconteceu na sede da entidade e discutiu assuntos como a formulação da nova Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR) e a preparação da logística para o XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, que acontece em Restinga Seca nos dias 17 e 18 de maio.

Entre outros temas debatidos, o presidente do CNB/RS, Ney Paulo Azambuja, falou sobre a presença da delegação gaúcha em Brasília no dia 9 de abril, onde a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral foi lançada pelo Congresso Nacional. Além do presidente da entidade, estiveram também presentes representantes de todas as especialidades das classes notarial e registral.

“Precisamos ficar atentos aos trabalhos que virão da Frente Parlamentar. É um importante momento para a atividade extrajudicial no país”, ponderou Azambuja.

As mudanças na atual CNNR, que vem sendo construídas pela subcomissão indicada pela classe notarial também foram discutidas. Anterior ao encontro, também na tarde de terça-feira, o grupo continuou o trabalho de análise da atual CNNR, totalizando 80 artigos estudados até o momento.

O presidente da entidade também mencionou a pesquisa proposta pelo CNB/RS com os associados para a sondagem de quantas consultas diárias seriam feitas caso o convênio entre a entidade e o Instituto de Identificação do Estado, para que os tabelionatos possam conferir a veracidade das carteiras de identidade (RGs) levadas aos tabelionatos gaúchos, se efetive. “Precisamos de uma maior participação dos associados, para que assim possamos levar um número seguro e aproximado à Procergs. Este convênio é de suma importância para a nossa classe”, pontuou o presidente.

Ao final da reunião, a assessora jurídica da entidade, Karin Regina Rick Rosa mencionou a avaliação dos participantes do Curso de Capacitação – Prática Notarial, realizado no dia 23 de março em Caxias do Sul. “Tivemos uma ótima participação dos inscritos no curso, e ao final, a avaliação excelente foi unânime. Temos muitos pedidos para abordarmos em nossos cursos o apostilamento, então já estamos pensando em como viabilizar a discussão em breve”, acrescentou Rosa.

Participaram da reunião o presidente do CNB/RS, Ney Paulo Azambuja, o vice-presidente, Antônio Luiz Kindel, o tesoureiro da entidade, Danilo Alceu Kunzler, o tabelião de Porto Alegre, Alan Lanzarin, a assessora jurídica da entidade, Karin Regina Rick Rosa, o assessor especial, Luiz Carlos Weizenmann e o consultor de comunicação empresarial, Jorge Edson Mattos.

Fonte: Assessoria de Imprensa