Notícias

Sete cartórios gaúchos são premiados no Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR

Imagem Notícia
Tradicional premiação ocorreu na última semana, em São Paulo, e bateu recorde de premiações

O Prêmio de Qualidade Total (PQTA 2018), certame anual realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), que contempla as serventias extrajudiciais que têm excelência de gestão e qualidade no atendimento, premiou neste ano sete cartórios gaúchos. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 14.11, em São Paulo (SP).



A auditoria das serventias participantes foi realizada pela APCER Brasil, integrante do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, referência no setor. Foram avaliados 10 critérios: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance, sendo que cada critério gera pontuações e classificam os vencedores nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

Os cartórios premiados no Rio Grande do Sul foram:

Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre - titular João Pedro Lamana Paiva (categoria Diamante);
Tabelionato, Registro Civil e Especiais de Rolante - titular Eduardo Kindel (categoria Diamante);
Terceiro Tabelionato de Notas de Caxias do Sul - titular Mario Augusto Ferrari Filho (categoria Diamante);
Cartório de Registros Especiais de Erechim – titular Rosalda de Fátima Vieira (categoria Ouro);
Serviço Notarial e de Registro de Minas do Leão – titular Joel Ivo Cabral (categoria Ouro);
Oficio do Registro de Imóveis de Santa Maria - titular Zenildo Bodnar (categoria Ouro);
Tabelionato de Viamão - titular Antonio Marques da Silva (categoria Bronze).

Para o registrador de imóveis, também presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, a conquista da premiação na categoria Diamante, pela terceira vez, coroa o empenho e esforço de sua equipe na atividade, realizando com excelência a prestação dos serviços aos usuários, oferecendo segurança jurídica e obtendo o reconhecimento da sociedade. 



“Este prêmio é a mais importante láurea instituída no país com a finalidade de distinguir os cartórios brasileiros que buscam excelência da gestão e da qualidade no atendimento, servindo os premiados de exemplo e incentivo aos colegas para a contínua melhoria dos processos internos, com planejamento estratégico e de gestão de nossa atividade. Sugiro aos colegas que reflitam sobre a participação na edição de 2019. Vale a pena”, comentou.

O registrador e tabelião, Eduardo Kindel, acredita também que a premiação é uma motivação para a equipe de colaboradores persistirem e se comprometerem ainda mais a entregar um serviço de excelência.

“Tão importante quanto é a implantação de um modelo de gestão aperfeiçoado, com um planejamento estratégico, estabelecendo missão, visão e valores. Há mais de três anos implantamos uma gestão de qualidade, voltada para as necessidades de nossos usuários, prestando-lhes um atendimento cordial, atencioso e qualificado. Em 2017, conquistamos a premiação do PQTA na categoria Ouro. Já em 2018, com o enquadramento da serventia na NBR 15906-ABNT, obtivemos a premiação na categoria Diamante. A gestão de excelência é a melhor forma de entregar um serviço diferenciado e manter a equipe motivada”, relatou.



Já o tabelião Mario Augusto Ferrari Filho destacou três aspectos sobre a premiação: o envolvimento e motivação da equipe, a implantação de um sistema de gestão da qualidade e a melhoria da imagem. 



“Uma vez que a equipe compra a ideia da participação no prêmio, eles ficam muito motivados, envolvidos, começam a ter a percepção de estarem trabalhando em um serviço notarial e registral diferenciado e fazem questão de primar pela excelência. A participação no prêmio exige a implantação de um sistema de gestão da qualidade, isso traz ganhos internos para o cartório, que se vê na padronização dos processos, no controle e medição das não conformidades, permitindo uma melhor eficiência e um menor número de erros. Também é bastante importante para a melhoria da imagem., pois produz uma ideia de que o cartório é eficiente e moderno, que os serviços notariais e registrais estão melhorando, e isso é muito positivo para a categoria”, reforçou.

Segundo a registradora Rosalda de Fátima Vieira, a iniciativa da Anoreg/BR é um estímulo à uma melhor gestão das serventias, sendo um aprendizado ímpar ao titular e colaboradores. “Aprendemos muito ao nos preparar para a auditoria, contando com a ajuda de profissionais em gestão da Sky Manager. O trabalho de conscientização é difícil, mas foi gratificante. Que venha o PQTA 2019”, comemorou.



Também registrador e tabelião, Joel Ivo Cabral, ressaltou que o prêmio é uma oportunidade para os cartórios compartilharem com a sociedade sua busca por uma melhor prestação de serviços. “Para nós foi um reconhecimento ao desafio da superação. Desde o início das atividades temos cuidado com o bom atendimento da população, que encontra nas serventias das pequenas cidades um centro de soluções. Buscamos crescer de forma sustentável, com o objetivo de proporcionar melhorias contínuas, tanto organizacionais como estruturais. Desta forma podemos cumprir nosso propósito de servir com excelência e responder aos novos desafios que surgem diariamente. Nos sentimos duplamente honrados, pois além dos frutos desse esforço, com mais de 90% de conformidades atendidas em um criterioso processo de auditoria, estamos contribuindo para o fortalecimento dos serviços notariais e registrais, instituições tão essenciais ao futuro da nação”, disse.



O registrador de imóveis Zenildo Bodnar acrescenta: “O prêmio é fundamental para a consolidação de uma cultura gerencial de excelência com foco na satisfação dos usuários e na boa imagem dos serviços notariais e registrais. Somente foi possível essa conquista graças ao envolvimento integral da competente equipe a quem dedico o prêmio”.



O tabelião Antonio Marques da Silva enfatizou que a participação no PQTA 2018 não tinha como objetivo principal ganhar a premiação. "A decisão por participar do PQTA 2018, contando apenas com seis meses na gestão do Tabelionato, teve como principal objetivo avaliar os atuais sistemas de gestão da serventia. A premiação recebida, além de reforçar a marca do tabelionato, nos dará suporte para aperfeiçoar a gestão da serventia", opinou.

A premiação
Em sua 14º edição, o PQTA 2018 bateu recordes: pela primeira vez foram inscritos 201 cartórios e premiados 181. Participaram 25 estados brasileiros, sendo São Paulo o recordista de unidades premiadas, com 36 unidades. Ao todo, 77 cartórios foram premiados na categoria Diamante, 45 na categoria Ouro, 40 na categoria Prata, 14 na Bronze e quatro receberam menção honrosa.  

Além disso, o PQTA 2018 contou com o apoio oficial da Corregedoria Nacional de Justiça e de Corregedorias Estaduais de todo o País.


Fonte: Assessoria de Imprensa