Notícias

“Estamos rodeados de muros e inseguros” - Médico e escritor JJ Camargo fala sobre qualidade de vida durante palestra no 72º Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protesto do RS

Imagem Notícia
Canela (RS) - “Qualidade de vida, uma conquista pessoal” foi o tema da segunda palestra desta sexta-feira (19.10) no 72º Encontro Estadual de Tabeliães de Protesto do Rio Grande do Sul. A atividade foi ministrada pelo escritor, colunista do jornal Gaúcha Zero Hora, médico, diretor de cirurgia torácica da Santa Casa da Porto Alegre e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), José de Jesus Peixoto Camargo, mais conhecido por JJ Camargo.



Com falas bem-humoradas, que arrancaram risos da plateia, o médico e escritor comentou sobre os desafios da velhice, os diferentes vieses de vida saudável e felicidade, dentre outros temas relacionados à qualidade de vida. O evento ocorre até o sábado (20.10), no Laje de Pedra Hotel, em Canela/RS.



Em um dos principais tópicos abordados, “Como se mede a qualidade de vida”, JJ Camargo comentou que atualmente “estamos rodeados de muros e inseguros”. Segundo o médico, uma das atitudes que mais garantem a qualidade de vida é a ausência de medo, o que contrapõe o que se vive atualmente: cada vez mais dispositivos de segurança, mas menos sentimento de segurança. Para o médico, o cuidado com a coisa pública, a garantia do emprego e a confiança na polícia são outros fatores que auxiliam na medição da qualidade de vida.

Camargo abordou também o conceito moderno de check up. O médico elencou três pontos principais que auxiliam no cuidado com a saúde e a longevidade: o controle regular de pressão, glicemia, colesterol, o exame anual da próstata para os homens e o exame anual da mama para as mulheres. 

Segundo o palestrante, de acordo com sua experiência em palestras e eventos, é muito difícil falar sobre prevenção de doenças para jovens, uma vez que eles se enxergam “distantes” de fatos que ocorrem com avôs e avós. Para tanto, nestes casos, Camargo deu exemplos de como falar com diferentes públicos, visando a idade e a realidade da plateia. “Estava palestrando sobre os prejuízos do tabagismo. Percebi que estavam distraídos, então para chegar à realidade das pessoas, resolvi falar sobre o que importaria para elas. Para as mulheres, enfatizei que o tabagismo aumentaria a incidência de rugas e, para os homens, que traria problemas de ereção”, relatou.



JJ falou ainda sobre a exaustão de livros e obras que “determinam” os fatores para uma vida longínqua, mas elencou algumas atitudes para se “viver até os 100 anos”, como exercitar-se e dormir bem e, principalmente, ter relações de amizade solidárias e generosas. Citando um estudo realizado por Robert Waldinger, na universidade de Harvard, e proferido durante uma palestra do TED, em 2015, Camargo relatou que relações prósperas de amizade auxiliam no retardo do envelhecimento, na preservação da condição mental e na atenuação do sofrimento em momentos de doença.

Em seguida, o médico abordou os elementos básicos para a felicidade pessoal, como a reciprocidade no afeto, o prazer no trabalho, vida familiar estável e afetiva e estabilidade financeira, ressaltando a individualidade do sentimento de felicidade, inerente a cada ser humano. “Não é que o dinheiro traz felicidade, mas a falta dele é uma desgraça”, comentou.



Em defesa das atividades não rotineiras, JJ deu dicas de como não “envelhecer a mente”, como ler e estudar idiomas. "Quem lê muito desenvolve inteligência emocional e aptidões cognitivas muito importantes. Quando a gente repete muito, a gente encolhe", opinou.

O significado da prole na construção da felicidade, a visão budista da ciência da felicidade, o que é velhice, “modelos de velhos” segundo grandes autores, e as vantagens da velhice foram outros assuntos abordados pelo médico.

A mediação da atividade ficou por conta da tabeliã Nathalia Lago, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Roraima (CNB/RR), e do tabelião Flavio Bueno Fischer. 

Sobre o evento
O 72º Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protestos do RS é um evento promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), e ocorre de 19 a 20 de outubro, no Laje de Pedra Hotel, em Canela.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.
Fonte: Assessoria de Imprensa