Notícias

Cocktail de Boas-Vindas marca recepção aos novos titulares dos Cartórios do RS

Imagem Notícia
Porto Alegre (RS) - A Casa do Registrador Gaúcho e as entidades de classe notariais e registrais recepcionaram, na tarde desta terça-feira (30.01), os aprovados no concurso público para serviços extrajudiciais do RS, após cerimônia de posse realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Foram empossados 162 novos titulares, que assumem os cartórios com base na Resolução nº 81/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



O presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, durante discurso no Ato de Outorga no TJ/RS, destacou o papel social do cargo. “É sobre esse aspecto fundamental de nossa atividade que gostaríamos de salientar aos novos colegas notários e registradores, especialmente àqueles que ingressam agora na atividade, acerca da importância, no contexto da sociedade, de nosso papel institucional na orientação, na higidez e na eficiência desse grande sistema de cidadania e de ordem social”, relatou.




Para o presidente do Colégio Notarial do RS, Danilo Kunzler, a iniciativa de realizar um evento de recepção é extremamente importante, pois é uma maneira de entrosar os novos delegatários e informá-los sobre o que está acontecendo na atividade. “É uma forma de dizer ‘estamos com vocês’, ‘estamos juntos’. Esperamos agora que eles tenham o espírito de notários e registradores, para que façam o trabalho honrando o cargo que assumiram em suas comunidades”, comentou.

Segundo o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do RS (Arpen RS), Arioste Schnorr, esta é a primeira vez que as entidades proporcionam um evento deste tipo. “É essencial que os novos delegatários sintam-se acolhidos pelas entidades, pois entram com segurança e sabem que irão encontrar apoio”, disse.

Já o presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Enore), Ricardo Kollet, acrescentou que o evento auxilia a ambientar os novos titulares, além de apresentar a eles as entidades que os representam. “É necessário ambientar os novos delegatários também em uma perspectiva política, sabendo que sua classe e destino demandam ações nesta área”, opinou.

O presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Claudio Grecco, destacou que o cocktail foi uma ideia excelente das entidades para recepcionar os novos delegatários do serviço notarial e registral e proporcionar um momento de conhecimento e confraternização.

O cocktail foi organizado pelas 10 entidades de classe notariais e registrais que integram o Fórum de Presidentes do RS  e contou também com a participação de membros do Poder Judiciário, entre eles a corregedora geral da Justiça, desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira.



Fonte: Assessoria de Imprensa