Notícias

Conheça as funções exercidas nos Cartórios de Notas

Imagem Notícia
Cada profissional tem responsabilidades diferentes

Cartórios de Notas realizam, diariamente, serviços que estão ligados às relações pessoais, familiares e patrimoniais dos cidadãos. Todos os atos dos Tabelionatos são praticados com garantia jurídica, sempre conferindo segurança à população. 
Para isso, a equipe que integra um Cartório de Notas precisa estar apta a realizar todos esses atos. Abaixo, listamos os principais cargos de um Cartório de Notas e suas funções. Conheça: 

Tabelião
O Notário ou Tabelião deve exercer sua função de forma absolutamente imparcial, aconselhando as partes a respeito dos efeitos que o ato a ser praticado terá no futuro. 
Entre as atividades, estão:
  • Formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • Intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo-os;
  • Instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo;
  • Autenticar fatos.

Tabelião substituto 
Sempre que houver um ato jurídico a ser praticado com urgência sem a presença do Tabelião responsável, caberá ao substituto realizar o serviço, pois tem autonomia para responder em nome do titular sempre que o mesmo estiver ausente. O substituto é indicado ao cargo pelo Tabelião titular.

Escreventes
São responsáveis por transcrever todos os atos do Cartório de Notas. Cada escrevente é designado a um tipo de serviço. Em alguns casos, pode ser responsável por mais de um ato do Cartório, desde que não haja conflitos nos atendimentos. 
Todos os atos descritos pelos escreventes são de responsabilidade do Tabelião - dotado de fé pública e dirigente da serventia. 

Auxiliares 
Alguns atos realizados no Cartório de Notas são conhecidos como serviços de balcão. Entre eles, estão: abertura e reconhecimento de firma, autenticação de cópias físicas ou eletrônicas, entre outros. Os auxiliares são responsáveis por executarem esse tipo de serviço. Entretanto, essa função pode variar de acordo com cada serventia. 
Para mais informações sobre o assunto, consulte um Tabelião de sua confiança.