Na tarde desta sexta-feira (4/8)
iniciou o 75º Congresso Anual de Notários do Rio Grande do Sul, promovido pelo
Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), sediado no Hotel
Master Gramado. Abrindo o primeiro dia de evento, o painel “Oficina de
Marketing para pequenos Cartórios” foi composto pelo especialista em marketing
para Cartórios, Alexandre Lacerda, como palestrante; a Tabeliã de Notas e
Protestos de Agudo, Dra. Daniela Bellaver, responsável por debater o assunto; e
a Tabeliã de Notas de Arvorezinha, Dra. Tatiane Sander, como moderadora.
Antes do início ao primeiro
debate, o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, saudou e desejou às
boas-vindas a todos os participantes. A moderadora, Dra. Tatiane Sander,
destacou na abertura do painel a alegria por estar participando do congresso,
estendendo o acolhimento aos participantes. “Tenho certeza que sairemos daqui
ainda mais preparados do que chegamos, como novas ideias e ainda mais
conhecimento para agregar na atividade notarial e no nosso dia a dia”,
complementou a tabeliã de Arvorezinha.
O jornalista e diretor de
comunicação e marketing na Infographya Comunicação Corporativa,
Alexandre Lacerda, após o agradecimento pelo convite e saudação inicial, começou
a apresentar o tema em três conceitos: comunicação não é publicidade; migração
dos serviços para o meio digital; e fases de construção.
As fases de construção se
desmembram em três elementos, sendo eles a presença nas plataformas digitais, a
reputação da imagem, e o “fazer negócios” no meio digital. “Hoje 10% dos
cartórios aqui que estudamos já trabalham com reputação, então passaram da fase
de presença e hoje estão na fase de reputação trabalhando as redes sociais. No
caso de vocês diferentemente de empresas que já nascerem digitais, e seus
negócios estão todos estruturados no digital, vocês ainda têm os dois tipos de
trabalho: o atendimento físico e o atendimento digital”, salientou Alexandre. O
passo a passo para criar uma conta em cada rede social também foi abordado
durante a apresentação.
Para fechar o painel, a Tabeliã de Notas e Protestos de Agudo, Dra. Daniela Bellaver, complementou a explanação do tema, citando em sua manifestação o artigo 11 da Consolidação Normativa Notarial e Registral, e o artigo 30 da Lei nº 8.935/94. “Aproveite a maior vitrine gratuita do mundo que é a internet, não tenha vergonha de aparecer e ajudar, quando você não divulga os seus serviços, você condena o usuário a procurar outro tabelião. Eu espero que as estratégias que entreguei aqui hoje sejam colocadas em prática por vocês porque conhecimento sem ação é ilusão, não serve para nada”, pontou Daniela, que ainda falou sobre a diferença de publicidade e marketing, e os pilares do marketing bem feito.
Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS