Notícias

“Os notários facilitam o trabalho da advocacia, e exercem juntos essa luta pela desjudicialização”

Imagem Notícia

Advogada Bárbara Daniele Soares falou sobre a importância dos tabelionatos para o Direito de Família e Sucessões em entrevista ao CNB/RS

 

A advogada Bárbara Daniele Soares, em entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), falou sobre a virtualização dos atos notariais para a advocacia e a importância dos tabelionatos para o Direito de Família e Sucessões.

“Os procedimentos extrajudiciais são por si só, mais ágeis do que os do Judiciário. Nesse sentido, o avanço tecnológico e a facilidade de poder praticar atos solenes à distância, mantendo a rigidez procedimental necessária à pratica de atos dotados de fé pública, superam as noções de tempo e espaço corroborando a importância dos procedimentos cartorários no dia a dia de todos”, destaca Bárbara.

Confira a íntegra da entrevista:

CNB/RS - Qual a importância dos cartórios para o Direito de Família e Sucessões?

Bárbara Daniele Soares - Os cartórios possibilitam a resolução extrajudicial de muitas questões relacionadas ao direito de família e sucessões de forma extremamente célere, além de contribuir significativamente para o desabarrotamento do judiciário, que pode concentrar-se em questões de competência exclusiva e nos casos litigiosos. Assim, com o passar do tempo e as modificações do Código de Processo Civil, a atuação cartorária foi sendo ampliada a tal ponto que desmistificou a ideia de que inventários, partilhas e divórcios se tratavam de procedimentos longos e onerosos.

CNB/RS - Como avalia a função notarial na desburocratização e desjudicialização dos serviços que antes só poderiam ser feitos pelo Judiciário?

Bárbara Daniele Soares - Conforme mencionado no questionamento anterior, é essa uma das principais importâncias dos cartórios para o direito de família e sucessões, pois além de trazer agilidade aos clientes que podem optar pela tramitação extrajudicial, permite que o judiciário em razão da diminuição das demandas, seja mais efetivo, nos processos daqueles clientes que não podem optar por tal modalidade.

CNB/RS - Como analisa o avanço da tecnologia e a prática de atos eletrônicos pelos tabelionatos?

Bárbara Daniele Soares - Os procedimentos extrajudiciais são por si só, mais ágeis do que os do Judiciário. Nesse sentido, o avanço tecnológico e a facilidade de poder praticar atos solenes à distância, mantendo a rigidez procedimental necessária à pratica de atos dotados de fé pública, superam as noções de tempo e espaço corroborando a importância dos procedimentos cartorários no dia a dia de todos.

CNB/RS - Qual a importância dos notários para o trabalho da advocacia?

Bárbara Daniele Soares - Os notários facilitam o trabalho da advocacia, e exercem juntos essa luta pela desjudicialização, contribuindo para resolução célere e efetiva das demandas.

CNB/RS - Como avalia os serviços prestados pela atividade notarial para a garantia da segurança jurídica?

Bárbara Daniele Soares - Não há outra maneira de avaliar tal atividade, a não ser a de forma positiva. Conforme mencionado anteriormente, aliada a agilidade, a atividade notarial mantém a rigidez procedimental, consolidando todos os atos praticados.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS