Notícias

Paciente transplantada vence competição de natação em águas abertas

Imagem Notícia

Três anos após receber um coração novo recebido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Clarissa Auler venceu a competição Rainha do Mar, em Copacabana, no Rio de Janeiro

 

Com o coração transplantado há cerca de três anos e desafios vencidos pelo caminho, Clarissa Auler, 44 anos, é um exemplo de que essa condição não é impeditivo para realizar sonhos. Nadadora amadora, ela conquistou, no fim de janeiro, o primeiro lugar no circuito de águas abertas Rainha do Mar na prova de 500 metros da categoria de pessoas com deficiência. A competição ocorreu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 

— Foi um momento maravilhoso, ainda estou curtindo o que aconteceu — afirma. 

 

Para a paciente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ter participado da competição ajudou a mostrar para si mesma que era capaz de terminar uma prova de águas abertas, e contribuiu para chamar a atenção sobre o tema. 

— Reflitam sobre a doação de órgãos, conversem com suas famílias. É muito importante para quem está na fila de espera por um órgão. A gente vive um momento de muita incerteza e, quando acontece a ligação, é um presente de Deus. Foi o dia mais feliz da minha vida! O segundo dia foi no Rainha do Mar, por poder me superar e mostrar que estou muito bem com o transplante de coração — diz Clarissa.  

Até chegar nesse momento, ela conta que enfrentou a rejeição do órgão transplantado, o que a levou a fazer um procedimento cardíaco, e uma labirintite, que a deixou meses sem poder nadar. Por último, há poucas semanas do circuito, teve covid. 

— A minha equipe, liderada pelas médicas Nadine Clausell e Lívia Adams Goldraich e pela enfermeira Letícia Orlandin, nunca me desanimou, pelo contrário. Mostrava que, apesar desses ajustes no pós-transplante, é possível ter uma vida plena aliada à prática de esportes — comenta ela. 

Clarissa diz que esse foi o primeiro prêmio em uma competição e espera que venham mais.  

Doe órgãos

O HCPA é um dos principais centros de transplante do estado, realizando o procedimento de coração, pulmão, fígado, pâncreas, rins e córneas. Seja um doador e comunique a sua decisão para a família. Também é possível registrar gratuitamente em cartório a sua vontade.

 

Fonte: Gaúcha ZH