Publicada em agosto, a Lei nº
14.382/22 determina a digitalização dos serviços e meios de pagamento nas
serventias extrajudiciais. A empresa Parcela Express oferece soluções
exclusivas para cartórios adequarem-se à legislação.
2022 ficou marcado como o ano da
digitalização das serventias extrajudiciais do país. A publicação da Lei nº
14.382/2022, que determinou a unificação e migração dos serviços cartoriais
para o ambiente online, foi um grande passo para o processo de transformação
digital dos cartórios. Entre as
principais mudanças trazidas pela legislação, está a obrigatoriedade de
disponibilização de atos no formato eletrônico, além de aceitar pagamento de
emolumentos através de meios virtuais.
Para auxiliar as serventias a
ficarem em conformidade legal e evitarem penalidades jurídicas, a Parcela
Express, empresa de tecnologia financeira exclusiva para o segmento notarial e
registral, oferece soluções inovadoras e específicas para o nicho. “Os
cartórios estão passando pela transformação digital com o propósito de
desburocratizar e facilitar os atos jurídicos. E nosso papel é oferecer
serviços que atendam às necessidades únicas das serventias e associações nesse
processo de digitalização”, explica o CEO e fundador da Parcela Express, Otávio
Neiva.
Flexibilidade no pagamento
O Artigo 13 inciso XV da Lei Federal
nº 14.382/22 estabelece que a serventia deve admitir pagamento dos emolumentos,
das custas e das despesas por meio eletrônico, a critério do usuário, inclusive
mediante parcelamento. Com a Parcela Express, os cartórios poderão atender à
exigência da legislação e oferecer aos seus clientes novas formas de pagamentos
para atendimento no balcão e, também, à distância.
Entre as funcionalidades oferecidas,
estão cartão de débito, crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes, crédito
recorrente, Pix por QR Code, boleto bancário híbrido, boleto bancário com QR
Code e link de pagamento.
A empresa disponibiliza todos os
serviços e mais máquina de cartão modelo POS com comunicação Wi-Fi e 3g a custo
zero para as serventias. Além disso, oferece taxas competitivas no mercado, que
são as mesmas para todas as bandeiras de cartão.
Outro destaque é que a empresa
permite a antecipação automática do valor da venda, sem nenhum desconto, em até
um dia útil, independente da forma de pagamento do usuário. As movimentações
financeiras podem ser acompanhadas em tempo real por uma plataforma moderna e
interativa, que permite a emissão de relatórios detalhados por período.
Integração ao sistema de gestão de cartórios
Para facilitar a gestão das
serventias, o sistema da Parcela Express pode ser integrado facilmente aos sistemas
de ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos
Empresariais, em tradução livre) ou site utilizados pelos cartórios. Com a
integração, os oficiais poderão automatizar as operações financeiras e
administrativas com mais facilidade, rapidez e segurança em uma única
plataforma, que permite a emissão de relatórios detalhados e muito mais.
Sobre a Parcela Express
Presente em mais de 1.800 cartórios,
a Parcela Express é a primeira empresa de solução de pagamentos especializada
em serventias do Brasil, possuindo convênios e parcerias com entidades
cartoriais estaduais e federais. É o meio de pagamento oficial do e-Not Assina,
módulo de assinatura eletrônica da plataforma e-Notariado, Cenprot Nacional e
Cenprot São Paulo. Para saber mais informações, acesse o site e acompanhe as redes sociais.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Parcela Express