Notícias

Clipping – G1RS - RS registra recorde no número de divórcios em cartórios em 2020, aponta balanço

Imagem Notícia

O Rio Grande do Sul registrou o maior número de divórcios no segundo semestre de 2020 desde o início da prática do ato em cartório, no ano de 2007. Ao todo foram 3,46 mil decisões no período.

Quando comparado ao mesmo período de 2019, o número é 7% maior, visto que foram registradas 3.221 dissoluções matrimoniais.

O dados são de levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), uma entidade que reúne os cartórios de notas de todo o país.

"Durante a pandemia, muitos casais passaram mais tempo juntos, o que fez com que a relação fosse observada com mais atenção", diz o presidente do Colégio Notarial do Brasil de Seção Rio Grande do Sul, José Flávio Bueno Fischer.

Além disso, Fischer ainda acredita que a possibilidade de realizar o processo de forma online facilita.

"Realizar o divórcio passou a ser um processo menos burocrático, visto que a documentação pode ser encaminhada ao cartório por meio digital. Assim, o processo de divórcio se tornou mais ágil, com a possibilidade de ser feito de casa, evitando inclusive os naturais constrangimentos", completa.

De acordo CNB/CF, para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado pelo site, onde o casal poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Os valores são os mesmos praticados nos serviços presenciais e regulamentados em tabela definida por lei estadual.

Fonte: G1RS