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1º Tabelionato de Notas - Serviço Notarial de Caxias do Sul completa 130 anos

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Desde 1890, o 1º Tabelionato de Notas - Serviço Notarial de Caxias do Sul vêm prestando à comunidade um serviço de excelência. Neste sábado (17), o cartório completa 130 anos de sua fundação. Marcos Ferreira Cunha Lima é o tabelião titular da serventia desde 1987.

Porém, foi em 1967 que Marcos iniciou o seu trabalho no tabelionato. Atuando no setor de reconhecimento e autenticação onde, segundo ele, é praticamente o início de todos que iniciam nesta nobre função de servidor extrajudicial, “lembro como se fosse hoje, o barulho dos carimbos no balcão de madeira, assim como a aplicação dos selos nos atos notariais da época”. Mesmo depois de 33 anos na função, o tabelião afirma que continua aprendendo até hoje.

Ao longo dos anos, a serventia acompanhou as mudanças do setor, de acordo com as necessidades. O 1º Tabelionato de Notas de Caxias do Sul procurou se adaptar às crescentes demandas da sociedade local, através da digitalização de atos notariais, como a implementação do E-Notariado, “hoje podemos contar com atos que ajudam a desjudicialização do Judiciário, como a realização de Inventários e partilhas, divórcios, usucapião entre outros. Juntamente com toda essa adequação, começaram a surgir as demandas digitais. Usamos cada vez menos os famosos carimbos, que foram substituídos pelos atuais selos”, disse Marcos. 

O cartório nunca pensou que, em meio a tantas reinvenções, passaria por uma pandemia mundial. O advento da Covid-19 obrigou a equipe a trabalhar de uma forma completamente diferente do habitual. Entretanto, as atividades não pararam e, segundo o titular da serventia, todos os cuidados de higiene necessários estão sendo seguidos constantemente, “à medida que os casos foram ficando mais amenos, abrimos as portas, para que um número limitado de pessoa por vez entre no Cartório, atendendo todas as exigências da Secretaria da Saúde, como uso obrigatório de máscara, álcool gel, aferimento de temperatura e higienização dos guichês e mesas de atendimento, após cada atendimento”.

O Colégio Notarial do Brasil — Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) parabeniza ao tabelião e seus colaboradores pelo trabalho de qualidade prestado para toda a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa